Mundo

Confira transcrição da entrevista de Al-Assad à rede de tevê ABC

postado em 08/12/2011 00:01

Barbara Walters: Não há muito tempo atrás, o senhor era considerado um líder pragmático e suave, um médico cuja vida era tratar as pessoas. Agora, a maior parte do mundo o vê como um ditador e um tirano. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Bashar Al-Assad: Hummm (balança a cabeça, afirmativamente). O que importa é como o povo sírio olha para você. E não como você se olha. Então, eu não olho para mim mesmo.


Barbara Walters: Os protestos começaram após prisões e tortura de crianças. Eu vi várias fotos do que aconteceu. Por que uma repressão tão brutal?
Bashar Al-Assad: O que aconteceu?


Barbara Walters: Eu lhe darei alguns exemplos. Um menino de 13 anos foi detido em abril. Um mês depois, o corpo foi devolvido à família com marcas de tortura. Um famoso cartunista, crítico seu, foi severamente espancado e fraturou o braço. Um cantor famoso, cuja canção pedia sua deposição, foi encontrado com a garganta cortada. O senhor viu essas fotos, não?
Bashar Al-Assad: Não, mas...


Barbara Walters: Isso é algo novo para o senhor?
Bashar Al-Assad: Não é novo, mas eu encontrei com o pai (do garoto). E ele me disse que não foi tortura.


Barbara Walters: O cartunista, que é um crítico do senhor. O senhor viu as fotos? As mãos foram quebradas e ele foi muito espancado.
Bashar Al-Assad: Muitas pessoas me criticam. Eles mataram todas elas? Quem matou quem? A maior parte das pessoas mortas era de simpatizantes do governo. Não vice-versa.


Barbara Walters:
E em relação ao cantor que foi degolado?
Bashar Al-Assad: Eu não sei sobre esse assunto, eu não sei sobre esse cantor...


Barbara Walters:
Uma famoso cantor, com uma canção que o senhor conhece...
Bashar Al-Assad: Não, eu não conheço. Não sei nada sobre ele.


Barbara Walters: No início dos protestos, mulheres marchavam, as crianças... Ninguém foi atacado. Até que a situação se agravou. O senhor acha que suas forças foram muito duras na repressão?
Bashar Al-Assad: Elas não são minhas forças. São forças militares que pertencem ao governo. (Risos) Eu não sou dono delas. Eu sou o presidente, não o dono do país. Então, não são minhas forças.


Barbara Walters: Mas o senhor lhes dá ordens... Elas não agem sob seu comando?
Bashar Al-Assad: Não, não, não... Nós não temos esses comandos. Não há nenhum comando para matar ou para ser brutal.


Barbara Walters: As pessoas foram de casa em casa. Crianças foram presas. Eu vi as fotos delas...
Bashar Al-Assad: Espere. Para ser franco com você, Barbara, eu não acredito em você. Como você soube disso? Você precisa estar aqui para ver. Nós não vimos isto. Você não pode depender do que ouve...


Barbara Walters: Mas eu vi essas fotos...
Bashar Al-Assad: Sim, mas como você verificou a autenticidade dessas fotos? Por isso, estamos falando de falsas acusações e de distorções da realidade.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação