Mundo

Síria recorre à comunidade internacional para sair honrosa da crise

Agência France-Presse
postado em 09/12/2011 19:47
A Síria recorreu nesta sexta-feira (9/12) à comunidade internacional, especialmente aos países árabes, para encontrar uma "saída honrosa" à crise que enfrenta, particularmente ao não enviar armas ao país. O porta-voz do ministro sírio das Relações Exteriores, Jihad Makdisi disse, em uma conferência de imprensa em Damasco, que o país recorre ao mundo externo ;para ajudar a evitar a canalização de armas"

[SAIBAMAIS]Makdisi convocou a conferência de imprensa para denunciar a rede de notícias americana ABC, que esta semana transmitiu uma entrevista com o presidente Bashar al-Assad. "A rede distorceu o que o presidente disse". A ABC "deformou deliberadamente as palavras do presidente ao transmitir vídeos (de violência) para incitar" a ação contra a Síria, disse o porta-voz. "Foi um erro deliberado".

Makdisi afirmou que a ABC editou a entrevista que Assad concedeu à jornalista Barbara Walters e transmitiu apenas o que queriam que o mundo ouvisse, cortando longos trechos da fala do presidente. "O importante era mostrar a Síria como o mal" e acrescentou: "A batalha é política, sabemos".

Na entrevista à ABC, Assad negou ter ordenado o assassinato de manifestantes na Síria e disse que "apenas uma pessoa louca" atacaria seu próprio povo. Ele também discordou das declarações da ONU sobre as mortes de mais de quatro mil pessoas desde meados de março. O porta-voz do ministro das Relações Exteriores mostrou parte da entrevista que foi trasmitida pela ABC e a gravação original para provar a edição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação