Mundo

Rússia confirma vitória do partido governista em dia de protestos

Agência France-Presse
postado em 10/12/2011 11:53
Moscou - O Diário Oficial russo publica neste sábado (10) os resultados oficiais das eleições legislativas de 4 de dezembro, que confirmam a vitória do partido governista, Rússia Unida, com 49,32% dos votos, no mesmo dia em que a oposição pretende denunciar fraudes na votação.

Segundo os resultados publicados pelo Rossiiskaia Gazeta, o partido do primeiro-ministro Vladimir Putin terá a maioria absoluta de 238 cadeiras, de um total de 450, na Duma (Câmara Baixa).

Os resultados apontam 92 deputados ao Partido Comunista (19,19% dos votos), 64 ao Partido Rússia Justa (centro-esquerda, 13,24%), e 56 ao Partido Liberal Democrata (nacionalista, 11,67%).

O partido de oposição liberal Iabloko, com 3,43% dos votos, não estará representado na Duma.

De acordo com os resultados oficiais, a participação foi de 60,21%.

A missão de observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) anunciou ter constatado muitas irregularidades na votação. A oposição programou uma grande manifestação em Moscou para este sábado para denunciar fraudes.

O site da ONG "Observador cidadão" (nabludatel.org), afirma que os resultados reais das legislativas dariam ao Rússia Unida quase 20 pontos a menos, com uma participação real de pouco mais de 50%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação