Mundo

Violência após as eleições deixa quatro mortos na capital da RD Congo

Agência France-Presse
postado em 10/12/2011 19:08
Kinshaka - As forças de ordem congolesas mataram quatro pessoas entre a noite de sexta-feira e sábado, anunciou o chefe da polícia da República Democrática do Congo, general Charles Bisengimana. Segundo o general, as pessoas mortas eram "três saqueadores" e uma mulher que foi atingida por "uma bala perdida".

Na sexta à noite foram registrados violentos incidentes na capital congolesa pouco depois do anúncio feito pela comissão eleitoral da vitória do atual presidente Joseph Kabila nas eleições de 28 de novembro, derrotando Etienne Tshisekedi. Manifestantes incendiaram vários veículos e pneus, e jogaram pedras na polícia, que teve que dar tiros para o ar para dispersá-los.

A comissão eleitoral informou que Kabila venceu as eleições com pouco mais de 49% dos votos, enquanto Tshisekedi obteve cerca de 32% dos votos. Logo depois do anúncio, Tshisekedi rejeitou o resultado das eleições e se autoproclamou presidente eleito. A situação na capital permanece tensa, com violentos protestos que eclodiram em diversas partes de Kinshasa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação