Mundo

Críticas de candidato republicano a palestinos geram reação nos EUA

Agência France-Presse
postado em 10/12/2011 19:12
Washington - Um eminente legislador democrata, Carl Levin, criticou duramente neste sábado o aspirante a candidato presidencial republicano Newt Gingrich por suas declarações referentes aos palestinos, considerados por ele um "povo inventado". O senador Levin disse que os comentários de Gingrich em uma entrevista que será transmitida em um canal de televisão judaico não oferecem "solução alguma, apenas um tanque de gasolina e um palito de fósforo".

"A grande maioria dos americanos judeus e até o governo israelense estão comprometidos com a busca por uma solução que inclua dois Estados, em que palestinos e israelenses convivam como vizinhos em paz", afirmou Levin em um comunicado. "Os esforços cínicos de Gingrich para chamar a atenção com suas desagregadoras e destrutivas declarações não ajudarão em suas ambições presidenciais, já que têm como objetivo deixar a paz entre palestinos e israelenses, que os americanos anseiam, muito mais distante de nosso alcance do que está agora", acrescentou.

Gingrich, atual favorito na disputa para definir a candidatura republicana, criticou os esforços do governo de Barack Obama para obter a paz no Oriente Médio, em uma entrevista concedida ao Jewish Channel. O aspirante republicano disse que Obama e seu governo "estão iludidos" sobre a situação no Oriente Médio, para depois questionar a legitimidade das aspirações dos palestinos por um Estado próprio.

"Estamos na presença de um povo palestino inventado, que é um povo árabe e que, historicamente, fez parte da comunidade árabe", disse Gingrich, formado em História, acrescentando, que, se for eleito, adotará uma postura muito mais dura em relação à questão do Oriente Médio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação