Mundo

Milhares pedem na França solução para conflito no País Basco

Agência France-Presse
postado em 10/12/2011 19:13
Bayonne - Cerca de 2.600 pessoas, segundo a polícia, 4.000, segundo os organizadores, protestaram neste sábado em Bayonne (sudoeste da França) para pedir uma solução democrática para o conflito no País Basco, na presença de Aurore Martin e de Josu Ezparza, militantes procurados para serem extraditados para a Espanha.

Grande parte dos manifestantes chegou especialmente do País Basco espanhol. O ato contou com a presença de membros do Partido Socialista francês, da presidente da associação de prefeitos do País Basco, Christine Bessonart, e de deputados de partidos que defendem a causa basca.

Ao final da manifestação, que transcorreu sem incidentes no centro de Bayonne, o representante da liga de direitos humanos do País Basco, Christophe Desprez, declarou que "é necessário agora dar passos para a abertura de um processo democrático".

"Todos os prisioneiros que podem ser libertados devem sê-lo imediatamente, os demais devem ser reagrupados para que possam participar do processo de solução; todos os partidos proibidos devem ser legalizados; todas as formas de repressão devem desaparecer; e todas as vítimas devem ser reconhecidas", disse Desprez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação