Mundo

Ex-ditador Manuel Noriega é extraditado da França para o Panamá

Agência France-Presse
postado em 11/12/2011 10:50
Paris - O ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega, de 77 anos, foi extraditado neste domingo (11/12) da França ao Panamá, onde foi condenado a 60 anos de prisão pelo assassinato de opositores nos anos 80.

O Airbus A321 da companhia espanhola Iberia com uma delegação panamenha e o ex-ditador decolou às 8h (5h de Brasília) do aeroporto parisiense de Orly com destino a Madri, onde Noriega embarcará em outro voo com destino ao Panamá. Ele deve chegar às 17h30 (20h30 de Brasília).

O ex-ditador panamenho, que governou o país de fato de 1983 a 1989, quando foi derrubado e capturado por tropas americanas, terminará no Panamá um périplo que o levou a cumprir 20 anos de prisão nos Estados Unidos por narcotráfico e quase dois anos na França por lavagem de dinheiro do cartel de Medellín.

A delegação panamenha, composta por membros do ministério das Relações Exteriores, policiais e médicos, estava em Paris há uma semana para executar os trâmites do processo administrativo e médico necessário para a extradição.

Ao desembarcar no Panamá, Noriega será levado de helicóptero do aeroporto para a penitenciária ;El Renacer;, na zona noroeste da capital, às margens do Canal do Panamá.

Ele foi condenado a 60 anos de prisão pelo assassinato de três opositores, mas o tempo que permanecerá detido é incerto, pois a lei panamenha permite aos condenados com mais de 70 anos solicitar o benefício da prisão domiciliar, uma possibilidade que provoca indignação entre familiares das vítimas do regime.

Idoso, com dificuldades para caminhar e diversos problemas de saúde, o ex-homem forte do Panamá repetiu diversas vezes aos juízes franceses nos últimos meses o desejo de retornar a seu país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação