Mundo

Ex-presidente Toledo anuncia retirada de seu partido do governo peruano

Agência France-Presse
postado em 11/12/2011 18:38
LIMA (Peru) - O ex-presidente peruano Alejandro Toledo anunciou neste domingo (11/12) que seu partido Peru Possível se retirou do governo de Ollanta Humala e desistiu de participar do novo gabinete ministerial, após ressaltar o risco de uma militarização com a escolha de Óscar Valdés como primeiro-ministro.

"Tomamos a decisão de que nosso partido não participará de posto algum no Executivo. No entanto, continuaremos apoiando (o governo) no Congresso", disse o ex-mandatário (2001-2006) ao finalizar uma reunião da cúpula de seu partido.

O partido de Toledo ocupava o Ministério da Defesa e a pasta do Trabalho no gabinete de 17 ministros dirigido por mais de 130 dias por Salomón Lerner, que renunciou no sábado.

"Não somos partidários de militarizar o governo de Humala, que foi democraticamente eleito", disse Toledo sobre a escolha do titular do Interior, o ex-militar Óscar Valdés, como novo primeiro-ministro.

"Nos pediram para continuarmos fazendo parte do gabinete, mas dissemos ;não, obrigado;. Tomamos a decisão de nos distanciar do governo", disse Toledo, que perdeu as eleições presidenciais deste ano.

O primeiro-ministro tomará posse na noite deste domingo ante o presidente Humala junto com os integrantes do gabinete ministerial, que deverá ter algumas caras novas.

A opção de Humala de eleger como primeiro-ministro seu ministro do Interior teria como objetivo reforçar o lado pragmático que quer imprimir a sua gestão, distante da imagem esquerdista que exibiu durante a campanha eleitoral de 2011.

A renúncia de Lerner, braço direito de Humala desde 2006, ocorre como parte de uma prática comum no Peru, em que todo o gabinete pode renunciar no mês de dezembro de cada ano para deixar o presidente livre para eventuais reformas no governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação