Paris - A entrada na Unesco é um "primeiro reconhecimento para a Palestina", declarou nesta terça-feira (13) o presidente palestino, Mahmud Abbas, que assistiu em Paris ao hasteamento de sua bandeira após integrar oficialmente a organização da ONU no dia 31 de outubro.
"É emocionante ver nossa bandeira hasteada hoje (terça-feira) em uma sede da ONU", disse Abbas em um discurso perante a sede parisiense da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) após a cerimônia solene.
"Nossa admissão hoje (terça-feira) é motivo de orgulho. A Palestina, a terra onde as civilizações se encontraram (...) volta a renascer. Apesar de todas as dificuldades impostas pelo bloqueio, sempre conservamos nosso patrimônio", explicou o líder palestino.
Já a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, assegurou que "a admissão na Unesco é uma oportunidade de demonstrar que a paz também é construída com a educação e a cultura".
[SAIBAMAIS]Trata-se da primeira vez que a bandeira palestina é hasteada na sede de uma organização das Nações Unidas.
Os palestinos foram admitidos no dia 31 de outubro como país membro na Unesco após o voto da Conferência Geral da organização, o que provocou a ira e as represálias de Estados Unidos e Israel.