Mundo

Simpatizantes e críticos do Conselho de Transição protestam na Líbia

Agência France-Presse
postado em 13/12/2011 22:15
BENGASI - Milhares de opositores e partidários do Conselho Nacional de Transição (CNT) protestaram nesta terça-feira em Benghazi (leste), epicentro da revolta que levou à derrubada do ex-ditador Muamar Kadhafi. "Abaixo o novo regime", gritaram 5.000 opositores às novas autoridades líbias, reunidos na praça Al Shajara, onde se celebrou o primeiro protesto contra o coronel Kadhafi, em 15 de fevereiro.

"O povo quer Mustafá Abdeljalil", o líder do CNT, responderam quase 5.OOO pessoas concentradas na praça Tahrir, outro símbolo da revolução.

Na segunda-feira, as novas autoridades já tinham sido questionadas durante uma manifestação, a primeira desde a queda de Kadhafi. Abdeljalil virou alvo de protestos, após ter afirmado que a Líbia tinha capacidade de perdoar os simpatizantes do antigo regime que combateram os ex-rebeldes.

Os manifestantes também criticam o CNT em seu conjunto, ao qual acusam de falta de transparência sobre suas atividades e sua composição. Eles pedem que se dê prioridade aos antigos rebeldes e aos feridos da revolução e que os membros do CNT se comprometam a não participar das próximas eleições, previstas em algo mais de seis meses.

Abdeljalil reagiu rapidamente à primeira manifestação, prometendo esta segunda-feira mais transparência sobre as atividades e a composição do Conselho e pedindo paciência aos líbios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação