Agência France-Presse
postado em 14/12/2011 11:44
Londres - A família real britânica fará uma viagem mundial em 2012 por ocasião do aniversário de 60 anos de chegada ao trono da rainha Elizabeth II, anunciou nesta quarta-feira o Palácio de Buckingham.Os membros da família real, incluindo o príncipe William e sua esposa Catherine, participarão na viagem que cobrirá o Reino Unido, outros 15 países dos quais a monarca é chefe de Estado, outras nações importantes da Commonwealth (Comunidade Britânica) e os territórios britânicos de ultramar, incluindo as ilhas Malvinas (Falklands), também reivindicadas pela Argentina.
"Membros da família real viajarão ao exterior representando a rainha durante todo o ano do Jubileu", afirmou o palácio em um comunicado.
William, segundo na linha de sucessão à coroa, visitará Malásia, Cingapura, as ilhas Salomão e Tuvalu ao lado de Catherine. Seu irmão mais novo, Harry, viajará a Belize, Jamaica e Bahamas, em seu primeiro deslocamento oficial em representação da soberana.
O príncipe Charles, herdeiro do trono, e a esposa Camila visitarão Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.
Paralelamente, a rainha, de 85 anos, e o marido, o príncipe Philip, de 90, "com a ajuda de outros membros da família real, viajarão o máximo possível ao longo da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte", acrescenta o comunicado.
Elizabeth II também pediu ajuda para a viagem de seus outros filhos, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, assim como a seus primos, o duque de Gloucester e o duque de Kent.
Este último será o responsável pela visita às Malvinas em 2012, quando completa 30 anos a guerra entre Argentina e Reino Unido pela soberania do arquipélago do Atlântico Sul ocupado pelos britânicos desde 1833.
Elizabeth II, a segunda monarca em longevidade no trono, atrás apenas da tataravó, a rainha Victoria, chegou ao trono em 6 de fevereiro de 1952, depois da morte do pai George VI.
O auge das celebrações do Jubileu de Diamante acontecerá no primeiro fim de semana de junho de 2012, menos de dois meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres.