Mundo

Iraque enviará delegação à Damasco para diálogo sobre violência

Agência France-Presse
postado em 15/12/2011 15:06
Bagdá - O Iraque enviará dentro de poucos dias uma delegação para Damasco com a intenção de iniciar um diálogo entre as autoridades e a oposição síria para acabar com os nove meses de violência, afirmou nesta quinta-feira (15) o primeiro-ministro iraquiano Nuri al Maliki.

"Quando chegar a Bagdá, organizarei imediatamente uma reunião para preparar o envio de uma delegação à Síria para colocar em prática a iniciativa iraquiana", disse no avião que o levava de Washington para Bagdá.

Segundo Maliki, a iniciativa consiste em abrir um diálogo entre as autoridades sírias e a oposição com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios para ambas as partes.

Até agora, a oposição síria rejeitou qualquer diálogo com o regime de Bashar al-Assad, cuja saída é exigida.

"Os americanos e a Europa temem a fase depois de Bashar al-Assad, por isso compreendem nossa iniciativa", acrescentou.

Na segunda-feira (12), Maliki manifestou seu desacordo com o presidente americano Barack Obama em relação à situação na Síria, afirmando que não tem o direito de pedir a saída de Assad, como fez Washington.

Obama, que recebeu Maliki na Casa Branca, disse ter notado "desacordos táticos" sobre a questão síria, mas reconheceu que seu convidado estava muito comprometido com o interesse dos iraquianos.

"Creio que os povos devem obter sua liberdade, exercer seu livre arbítrio, (conseguir) a democracia e a igualdade. Somos a favor destes direitos (...) porque nós mesmos os conseguimos", afirmou Maliki em uma coletiva de imprensa com Obama.

"Mas, não tenho o direito de pedir para que um presidente renuncie. Não podemos ser arrogantes", insistiu o primeiro-ministro iraquiano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação