Mundo

Dez pessoas morrem em violêntos distúrbios no oeste do Cazaquistão

Agência France-Presse
postado em 16/12/2011 14:03
Astana- Violentos distúrbios, aparentemente envolvendo grevistas e policiais, deixaram 10 mortos e muitos feridos nesta sexta-feira (16) em Janaozen, no oeste do Cazaquistão, anunciou o Ministério Público desta república ex-soviética da Ásia central que acusa "vândalos" pelo acontecido.

"Segundo um primeiro balanço, logo após os confrontos massivos em Janaozen, 10 pessoas morreram e várias outras ficaram feridas, entre elas policiais", declarou o procurador geral, Askhat Daoulba;ev, citado pela agência de notícias Interfax Cazaquistão.

Ele informou que a prefeitura da cidade, um hotel e os escritórios da companhia petrolífera Ozemunaigaz foram incendiados.

Todas as ligações telefônicas com esta cidade situada na costa oriental do Mar Cáspio foram cortadas.

O sindicato independente ODAK informou em um comunicado que mais de 3.000 pessoas --grevistas que reivindicavam aumento salarial e habitantes que os apoiavam-- se reuniram na praça central da cidade, enquanto aconteciam as festividades pelos 20 anos de independência do Cazaquistão.

Os manifestantes aproveitaram o palco montado para a ocasião, segundo o jornal de oposição Respublika, e em seguida, as forças de ordem chegaram e abriram fogo contra eles.

O procurador geral não confirmou esta versão dos fatos, afirmando que um grupo de "vândalos" atacou civis e policiais.

"No dia 16 de dezembro às 11h30 na cidade de Janaozen, na região de Maguistau, confrontos massivos aconteceram durante as festividades, provocados por ações criminais de um grupo de pessoas", declarou.

"As pessoas reunidas na praça central pelo 20; aniversário da independência do país foram atacadas por um grupo de vândalos", acrescentou.

"Violaram a ordem pública, atacaram os policiais, derrubaram um pinheiro decorado, destruíram o palco e as tendas montadas para a ocasião e atearam fogo em um veículo da polícia", disse Daoulba;ev.

Um vídeo na internet mostra um trecho deste incidente e tiros de armas automáticas são audíveis. (http://www.youtube.com/watch?v=y4De4CSEvAU).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação