Mundo

Liga Árabe planeja ir ao Conselho de Segurança da ONU pela Síria

postado em 17/12/2011 12:42
DOHA - A Liga Árabe planeja recorrer ao Conselho de Segurança da ONU para adotar "as decisões árabes sobre a Síria", disse neste sábado o primeiro-ministro do Qatar, Hamad ben Khasem al Khalifa.

"Os ministros árabes das Relações Exteriores que se reunirão no dia 21 de dezembro desejam discutir esta questão", disse o xeque Hamad ao fim de um encontro do comitê ministerial da Liga Árabe sobre a Síria.

O primeiro-ministro do Qatar acrescentou que a intenção da Liga Árabe ao recorrer ao Conselho de Segurança da ONU é "fazer com que sejam adotadas (por esta instância) as decisões árabes, em vez das decisões propostas por outros países", em uma referência a uma proposta de resolução apresentada pela Rússia.

"Como a Rússia foi ao Conselho de Segurança, a proposta será apresentada na reunião (de ministros árabes) no dia 21 de dezembro, para que a Liga Árabe vá ao Conselho de Segurança", disse.

Enquanto isso, uma delegação do Iraque que se reuniu neste sábado com funcionários sírios de alto escalão em Damasco decidiu viajar ao Cairo para se apresentar perante a sede da Liga Árabe depois de "encontros positivos" com o presidente sírio Bashar al-Assad, afirmou à AFP o chefe da delegação.

"Viajarei para me encontrar com a Liga Árabe no Cairo, depois de ter discussões positivas com o presidente Assad", disse o conselheiro de Segurança Nacional do Iraque, Falad al Fayad.

"Explicamos a posição do Iraque, favorável à busca por soluções pacíficas que respeitem a vontade do povo sírio, no quadro de uma mudança democrática longe de ingerências estrangeiras e de conflitos religiosos", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação