Mundo

Pré-candidato republicano considera precipitada retirada dos EUA do Iraque

Agência France-Presse
postado em 18/12/2011 14:42
WASHINGTON - O pré-candidato republicano Mitt Romney disse em uma entrevista transmitida neste domingo que a retirada das tropas americanas do Iraque foi "precipitada" e culpou o presidente Barack Obama por um fracasso para impor a permanência de alguns contingentes no país.

"Acredito que vamos ver que o presidente, ao não implementar um acordo sobre os contingentes com os líderes iraquianos, retirou as tropas de uma forma precipitada e deveríamos ter deixado 10.000, 20.000, 30.000 funcionários para ajudar em uma transição em direção à soberania militar iraquiana", considerou Romney em uma entrevista à Fox News Sunday.

[SAIBAMAIS]Os comentários de Romney - que constituem sua primeira aparição em um programa de entrevistas dominical - foram feitos depois que os últimos soldados americanos cruzaram a fronteira do Iraque em direção ao Kuwait, quase nove anos após a invasão liderada pelos Estados Unidos, que terminou com milhares de iraquianos mortos e 4.474 baixas entre as tropas americanas.

Os comandantes militares americanos advogaram por deixar alguns soldados no país para treinar e apoiar as forças iraquianas, mas o primeiro-ministro do país árabe, Nuri al-Maliki, rejeitou uma extensão da tutela legal às tropas americanas mediante um acordo com os ocupantes. "Estou muito preocupado com esta situação. Espero que funcione", considerou Romney.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação