Agência France-Presse
postado em 20/12/2011 14:40
Viena - O Irã convidou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a enviar inspetores ao país, embora não tenha esclarecido quais locais poderão ser inspecionados, informaram nesta terça-feira fontes diplomáticas ocidentais."Nossa interpretação das conversas com a AIEA é que (...) o Irã formulou algo como um convite geral, mas não há nada específico", disse um diplomata desta organização sediada em Viena.
"Ainda não sabemos como a agência responderá. Parece-nos uma tática do Irã para tentar apaziguar a AIEA sem realmente oferecer nada substancial", disse a mesma fonte.
Um segundo diplomata disse que não ficava claro se a carta das autoridades iranianas, com data de 14 de dezembro, se referia a alguns dos temas mencionados no informe que a própria AIEA divulgou em novembro sobre o programa nuclear do Irã.
"Duvido que a carta contenha uma oferta de compromisso" nestes assuntos, disse o diplomata à AFP. "Sou muito céptico em relação a isso", acrescentou.
A AIEA publicou no dia 8 de novembro um informe no qual expressava "sérias inquietações" de que a república islâmica tenha "realizado atividades relevantes para o desenvolvimento de um dispositivo nuclear explosivo".
O Irã, que já é alvo de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU, considerou que este informe "não tinha nenhum tipo de fundamento".