Agência France-Presse
postado em 24/12/2011 14:44
Kano - Entre 69 e 100 pessoas morreram no nordeste da Nigéria em ataques praticados pela seita islamita Boko Haram e em enfrentamentos com forças de ordem durante a semana, informaram neste sábado (24) uma fonte policial e o encarregado de uma ONG."Pelas informações que recebo de Damaturu (no estado de Yobe), até cem pessoas podem ter morrido" nesta cidade, disse à AFP uma fonte policial baseada no norte e que pediu para ter sua identidade preservada.
"Por enquanto, os números de que disponho variam entre 69 e 100 mortos em Potiskum (no estado de Yobe) e Damaturu", explicou Chidi Odinkalu, encarregado da ONG de defesa dos direitos civis Iniciativa de Sociedade Aberta e Justiça.
A seita islamita Boko Haram multiplicou seus ataques sangrentos desde quinta-feira em Damaturu, Potiskum e Maiduguri, capital do vizinho estado de Borno.
Explosões e tiros sacudiram as três cidades, dando lugar a confrontos com as forças de segurança que se prolongaram até a sexta-feira em Damaturu. A situação voltou à calma neste sábado.
Em uma contagem anterior, feita por fontes hospitalares, eram 46 os mortos nos distúrbios: 26 no estado de Yobe e 20 em Maiduguri.