Agência France-Presse
postado em 24/12/2011 14:45
Cairo - Os islamitas da Irmandade Muçulmana lideram a segunda fase das eleições legislativas egípcias, com 36,5% dos votos válidos, seguidos dos salafistas (fundamentalistas sunitas), com 28,78%, informou neste sábado (24) a comissão eleitoral.Esta contagem refere-se ao pleito celebrado entre 14 e 22 de dezembro em nove províncias, incluindo Gizé (que abrange parte do oeste do Cairo), Suez (nordeste) e Aswan (sul), o que corresponde a um terço do país.
O Partido Liberdade e Justiça (PLJ), da Irmandade Muçulmana, obteve 36,5% dos votos válidos, o Al Nur (salafista), 28,7%, e o Al Wafd (liberal), 9,6%, enquanto o também liberal Bloco Egípcio teve 7%.
O PJL também encabeçou a primeira fase das eleições, celebrada anteriormente em outro terço do país, incluindo Cairo e Alexandria, seguido de Al Nur.
O último terço das regiões do país elegerá seus deputados em janeiro.
Depois, será realizada a eleição da Shura, Câmara alta consultiva do Parlamento.
O exército dirige o país desde a queda do presidente Hosni Mubarak, que reinou como um autocrata durante três décadas antes de ser deposto por um movimento popular, em fevereiro passado.
Os militares prometeram entregar o poder aos civis depois de uma eleição presidencial prevista, no mais tardar, para o fim de junho de 2012.