Mundo

Pelo menos 13 civis foram mortos em ataque a opositores na Síria

Agência France-Presse
postado em 26/12/2011 09:01
Nicósia - Pelo menos 13 civis morreram nesta segunda-feira (26/12) em Baba Amro, bairro sunita da cidade síria de Homs e que faz oposição aberta ao governo de Bashar al-Assad, no centro do país, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH, ligado à oposição). "Disparos de obus e metralhadoras pesadas contra o bairro de Baba Amro deixaram pelo menos 13 mortos e dezenas de feridos nesta segunda-feira. A situação é alarmante e o bombardeio é mais intenso que nos três últimos dias", afirmou a ONG que tem sede em Londres, com base no testemunho de um militante em Homs.

O OSDH fez um novo pedido para que o primeiro grupo da missão de observadores da Liga Árabe que deve desembarcar na Síria nesta segunda-feira viaje imediatamente a Homs, considerado o centro dos protestos e cenário de bombardeios e operações militares. "Os observadores deveriam seguir para o bairro mártir de Baba Amro para que cessem os assassinatos contra o povo sírio, e para que sejam testemunhas dos crimes cometidos pelo regime sírio", afirma a ONG em um comunicado.

Uma primeira equipe de logística da Liga Árabe desembarcou na quinta-feira em Damasco para preparar a chegada dos observadores da organização. O general sudanês Muammad Ahmed Mustafah al-Dabi, que coordena a missão, desembarcou no domingo na capital síria, segundo uma fonte do governo sírio que pediu anonimato. A missão integra um plano de saída da crise proposto pela Liga Árabe, que prevê o fim da violência, a libertação dos detentos, a saída das Forças Armadas das cidades e a livre circulação dos observadores e da imprensa no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação