Agência France-Presse
postado em 29/12/2011 22:42
WASHINGTON - As teoria do presidente venezuelano Hugo Chávez de que os Estados Unidos possam ter desenvolvido uma "tecnologia para induzir ao câncer" de que sofrem líderes da esquerda são "horríveis" e "reprováveis", declarou nesta quinta-feira a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland."Direi simplesmente isso", reagiu Nuland, ao ser ouvida sobre o assunto em entrevista à imprensa.
O presidente Hugo Chávez especulou sobre a existência de uma "tecnologia" desse tipo, no dia seguinte do anúncio de que a argentina, Cristina Kirchner, sofre da doença que vitimou também outros líderes sul-americanos.
"Não seria estranho se tivessem desenvolvido uma tecnologia para induzir ao câncer e ninguém soubesse disso até agora", declarou Chávez a respeito dos Estados Unidos, alvo recorrente das suas críticas.
O presidente da Venezuela, que afirma estar recuperado de um câncer diagnosticado em junho, disse que não pretendia "fazer acusações temerárias", mas considerou "muito estranho" o fato de cinco lídereres sul-americanos terem sido diagnosticados com a doença recentemente.
"É muito difícil explicar o que está acontecendo conosco na América Latina, mas não deixa de ser estranho, muito estranho", completou Chávez durante um discurso realizado ante as Forças Armadas.