Mundo

Conflito com a polícia turca mata dois insurgentes curdos

Agência France-Presse
postado em 31/12/2011 11:03
DIYARBAKIR - Dois guerrilheiros curdos morreram neste sábado na cidade de Diyarbakir (sudeste da Turquia) em um tiroteio com policiais.

Os integrantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, ilegal) se negaram a render-se e lançaram granadas contra os policiais. Uma fonte policial afirmou que os dois rebeldes morreram em um tiroteio e que foram confiscados dois rifles e três granadas.

A polícia anunciou ainda que os dois mortos estavam entre os autores de um ataque recente na área dominada pelos curdos que matou dois policiais. Centenas de curdos saíram às ruas para protestar contra a morte dos dois ativistas. Eles atiraram pedras contra a polícia, que respondeu com jatos d;água e gás lacrimogêneo.

O PKK, que iniciou um conflito armado em 1984 que já matou 45.000 pessoas, é considerado um grupo terrorista pelo governo turco e por grande parte da comunidade internacional. Na quarta-feira passada, um bombardeio da aviação turca matou 35 civis curdos, ao que o PKK respondeu com uma convocação de "revolta".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação