Agência France-Presse
postado em 31/12/2011 12:50
TEERÃ - O Irã impediu as companhias europeias e árabes de abastecer em seu principal aeroporto, em resposta ao mesmo tratamento dado a aviões iranianos em outros países, anunciou neste sábado o responsável pelo aeroporto de Teerã, Morteza Dehqan.A iniciativa foi tomada pelo governo, precisou ele, fazendo parte de uma medida de reciprocidade. Ainda não se sabe quais companhias foram afetadas pela decisão.
Em outubro, o ministério iraniano de Relações Exteriores fez uma advertência a empresas que recusaram combustível a aviões da República Islâmica, como parte das sanções tomadas contra o Irã, denunciando uma violação da lei internacional.
As autoridades dos aeroportos europeus não comentaram a decisão. Aeroportos do Golfo e do sudeste da Ásia chegaram a recusar combustível à Iran Air e à Mahan Air.
A Iran Air vem sendo objeto de sanções americanas desde 1995, o que a impediu de comprar aviões do tipo Boeing, transformando sua frota numa das mais decrépitas do mundo.
Os Estados Unidos punem desde outubro a Mahan Air, à qual acusa de ter transportado Guardas da Revolução, a força de elite do regime islâmico, uma vez que alguns de seus dirigentes foram proibidos de viajar à América do Norte.