Agência France-Presse
postado em 03/01/2012 08:10
Teerã - O Irã pediu à chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que apresente uma proposta de data e lugar para o reinício das negociações nucleares entre Teerã e as grandes potências, interrompidas há um ano."Esperamos que uma data e um local sejam propostos pela chefe da diplomacia da União Europeia para as negociações entre o Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, França, China e Alemanha)", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast.
"Quando a data e o lugar propostos por Catherine Ashton forem anunciados, (Said) Jalili e sua equipe de negociadores nucleares apresentarão seu ponto de vista e durante os contatos teremos um acordo final entre as duas partes", completou.
No final de dezembro, várias autoridades iranianas, em particular o chefe dos negociadores para a questão nuclear, Said Jalili, e o chanceler Ali Akbar Salehi, afirmaram que o Irã estava disposto a retomar as negociações com o grupo 5%2b1.
Após oito anos de investigação, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) publicou um relatório com um amplo catálogo de elementos "dignos de crédito" indicando que o Irã trabalha na elaboração de armamento nuclear. As acusações foram rejeitadas por Teerã.