Ancara - O líder do movimento palestino Hamas e chefe de Governo em Gaza, Ismail Haniyeh, visitou nesta terça-feira (3) o Parlamento da Turquia e recebeu uma grande ovação dos deputados do partido islamita que governa o país.
Haniyeh chegou ao Parlamento no momento em que o primeiro-ministro turco, Recep Tayip Erdogan, fazia um discurso no qual elogiava a reconciliação das diversas tendências palestinas. Erdogan saudou efusivamente Haniyeh e depois ambos posaram para fotografias de mãos dadas.
Posteriormente, Haniyeh se reuniu também com dirigentes de outros partidos políticos turcos, incluindo os da oposição.
Esta é a primeira viagem de Haniyeh ao exterior desde que o Hamas chegou ao poder em Gaza, em 2007.
Na segunda-feira, Haniyeh homenageou em Istambul, diante do navio "Mavi Marmara", as nove vítimas turcas de um ataque israelense contra uma frota que se dirigia a Gaza em maio de 2010.
As relações entre Turquia e Israel, outrora aliados, se deterioraram consideravelmente depois do ataque lançado em maio de 2010 por comandos israelenses em águas internacionais perto de Gaza contra o "Mavi Marmara", navio almirante de uma frota internacional.
A Turquia, que convocou seu embaixador em Israel e expulsou o seu homólogo israelense, exige desculpas e compensações para os familiares das vítimas como condição prévia para uma normalização das relações.
O Hamas é considerado pelos Estados Unidos e por Israel um grupo terrorista. A Turquia considera impossível esperar um avanço na solução para o conflito entre israelenses e palestinos, caso o grupo seja excluído das negociações.
O Hamas de Haniyeh e o movimento Fatah do presidente Mahmud Abbas concluíram em abril de 2011 um acordo de reconciliação.