Mundo

Suspeito de ataques incendiários a locais de culto é detido em Nova York

Agência France-Presse
postado em 03/01/2012 15:40
Nova York - A polícia de Nova York anunciou nesta terça-feira (3) a detenção de um suspeito dos cinco ataques incendiários, entre eles dois contra locais de culto de minorias religiosas, registrados no domingo à noite no bairro do Queens (nordeste) e em um condado vizinho.

A pessoa "foi detida na manhã de terça-feira", após ser identificada a partir de um carro que foi visto durante os ataques, afirmou o chefe da polícia nova-iorquina, Raymond Kelly, em entrevista coletiva com líderes da comunidade muçulmana.

"Coquetéis molotov foram atirados em cinco locais, quatro no Queens e um em Helmont (condado de Nassau). Por sorte, ninguém ficou ferido. Os fatos são investigados como possíveis crimes de ódio", disse Kelly.

Dos quatro ataques no Queens (um bairro de população majoritariamente imigrante), um afetou o edifício da fundação Imã Al-Khoei, que autodenomina a maior organização internacional de muçulmanos xiitas e em cuja sede funciona uma mesquita.

Os outros tiveram como alvo uma loja de alimentos de muçulmanos e duas residências particulares, uma delas usada por um sacerdote hindu como local de culto.

Segundo Kelly, houve um quinto ataque no condado de Nassau, vizinho à cidade de Nova York.

De acordo com uma testemunha, uma pessoa teria tentado roubar uma garrafa de leite e outra, de frapuccino (capuccino gelado) da loja, quando foi descoberta e expulsa do estabelecimento, após o que prometeu "se vingar", disse o chefe de polícia.

"Em quatro dos cinco ataques se usou uma garrafa de frapuccino. Nossos detetives acreditam que o mesmo indivíduo foi o responsável por todos os incidentes", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação