Agência France-Presse
postado em 05/01/2012 18:24
Ramallah - O emissário israelense presente na reunião de terça-feira, em Amã, com os negociadores palestinos expôs as linhas gerais de Israel para solucionar o conflito na região, afirmaram as duas partes nesta quinta-feira (5)."A parte israelense apresentou seu ponto de vista oralmente em 22 tópicos, mas não apresentou nenhum documento por escrito", declarou nesta quinta-feira Nimr Hamad, conselheiro político do presidente palestino, Mahmud Abbas.
Na reunião, a parte palestina apresentou um documento escrito, segundo o anfitrião, o chanceler jordaniano Nasser Jawdeh.
"Os pontos apresentados por Yitzhak Molcho não eram muito diferentes dos expostos por seu primeiro-ministro, Netanyahu, ao presidente Abbas, em setembro de 2010, nas reuniões de Washington, Sharm el Sheikh e Jerusalém", acrescentou.
Molcho e o negociador palestino, Saeb Erakat, celebraram na terça-feira, em Amã, uma reunião com os representantes do Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU), e depois se reuniram bilateralmente na presença do chanceler jordaniano.
O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, detalhou nesta quinta-feira que o exposto por Molcho "não inclui mudanças com relação às propostas de princípio de Israel" e acrescentou que "as posições finais de Israel nas negociações não foram mencionadas porque há parâmetros a esclarecer".
Está previsto outro "encontro exploratório" na Jordânia para a próxima semana.