Agência France-Presse
postado em 05/01/2012 19:05
Bruxelas - O secretário-geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rassmussen, saudou nesta quinta-feira (5) a nova estratégia americana de defesa e o que considera positivo: o compromisso do presidente americano, Barack Obama, de "continuar investindo na Otan"."Em um mundo imprevisível, a afirmação dos Estados Unidos de que nossa associação transatlântica continua sendo indispensável para a segurança de todos os aliados, é decisiva", afirmou Rasmussen.
"Como disse o presidente Obama, os Estados Unidos continuarão investindo na Otan porque a Aliança demonstrou muitas vezes, e recentemente na Líbia, que é um multiplicador de potência", comemorou.
Ao anunciar sua estratégia, Obama citou o efeito "multiplicador de potência" da Aliança Atlântica, prometendo que Washington continuará desenvolvendo associações estratégicas como a Otan.
Obama destacou que a nova estratégia americana de defesa, que prevê cortes orçamentários de 487 bilhões de dólares nos próximos dez anos, dará prioridade à Ásia, e deixará de lado as longas e caras campanhas de combate à insurgência, como as aplicadas em Iraque ou Afeganistão.