Mundo

Ex-vice-premier da Malásia é absolvido em processo por sodomia

Agência France-Presse
postado em 09/01/2012 08:11
Kuala Lumpur - O líder da oposição da Malásia, o ex-vice-primeiro-ministro Anwar Ibrahim, foi absolvido nesta segunda-feira (9) em um processo iniciado contra ele por sodomia.

O veredicto encerra um julgamento iniciado em fevereiro de 2010.

"A justiça foi feita", declarou Anwar Ibrahim, 64 anos, que também prometeu vencer as próximas eleições no país.

A oposição alegava que o polêmico processo havia sido organizado pelo governo para impedir a atuação de Ibrahim.

"Sou inocente, mas temos um calendário e temos que agir. Devemos nos concentrar em vencer as próximas eleições", disse.

O atual primeiro-ministro do país, Najib Razak, que lidera a coalizão que governa a Malásia desde a independência, há mais de 50 anos, deve convocar eleições para o início de 2013.

A absolvição de Anwar Ibrahim prova que o Poder Judiciário na Malásia é "independente", destacou o governo.

O líder opositor abraçou a esposa e as filhas após o anúncio do veredicto, enquanto milhares de simpatizantes celebravam a decisão diante da Suprema Corte de Kuala Lumpur.

Anwar Ibrahim, que conquistou uma importante vitória eleitoral em 2008, já havia sido condenado por sodomia há alguns anos. Mas depois de passar seis anos na prisão, a condenação foi anulada em 2004 e ele foi liberado.

Ele voltou a ser acusado de ter sodomizado, em 2008, um auxiliar de 27 anos, um crime que pode resultar em uma condenação de 20 anos de prisão neste país de maioria muçulmana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação