Mundo

Ahmadinejad deixa Cuba com apoio a programa nuclear e conversa com Fidel

Agência France-Presse
postado em 12/01/2012 12:27
Havana - O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, deixou nesta quinta-feira Cuba rumo ao Equador, última escala de sua viagem a países da América Latina, depois de se reunir com Fidel Castro e receber o apoio do presidente Raúl Castro para o "uso pacífico da energia nuclear", em meio a tensões com o Ocidente por seu programa atômico.

O mandatário iraniano se despediu de Raúl Castro no aeroporto internacional José Martí de Havana e seu voo para Quito decolou às 08h25 locais (11h25 de Brasília)l.

"Tivemos ótimas reuniões com o comandante Fidel Castro. Abordamos muitos temas. Foi motivo de grande alegria para mim ver o comandante Fidel são e salvo", disse Ahmadinejad à imprensa por meio de um intérprete antes de entrar em seu avião.

"Vimos como ele acompanha todos os assuntos regionais, mundiais, internacionais com detalhes", acrescentou.

Raúl Castro disse que foi "uma visita muito boa e proveitosa".

[SAIBAMAIS]Em sua reunião de quarta-feira, Ahmadinejad e Raúl Castro "ratificaram o compromisso de ambos os países pela defesa da paz, do direito internacional, dos princípios da Carta das Nações Unidas, e do direito de todos os estados ao uso pacífico da energia nuclear", indicou um comunicado oficial cubano.

O apoio cubano ao programa nuclear iraniano se somou ao que Ahmadinejad obteve do mandatário venezuelano Hugo Chávez, em Caracas, e do nicaraguense Daniel Ortega, em Manágua, etapas anteriores de sua viagem por nações latino-americanas que mantêm um discurso hostil em relação a Washington.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação