Mundo

Navio russo suspeito de carregar 60 toneladas de armas chega à Síria

Agência France-Presse
postado em 14/01/2012 16:27
Moscou - Um navio russo com "carga suspeita" chegou ao porto sírio de Tartus "entre os dias 11 e 12 de janeiro", revelou neste sábado à AFP o especialista marítimo Mikhail Voitenko, em referência a uma suposta venda de armas ao regime em Damasco.

"O navio ;Chariot; atracou em Tartus em 11 ou 12 de janeiro", declarou Voitenko, baseado em dados do Sistema Automático de Identificação (AIS).

Segundo a imprensa russa, o navio estaria carregado com até 60 toneladas de armas e equipamentos militares enviados pela agência pública russa de exportação de armamentos Rosoboronexport.

Os Estados Unidos comunicaram na sexta-feira sua preocupação a Moscou sobre a suposta venda de armas ao regime sírio.

"No que diz respeito ao navio, manifestamos nossas preocupações à Russia e ao Chipre, onde o navio atracou pela última vez", disse a porta-voz do departamento de Estado Victoria Nuland.

O regime sírio promove uma violenta repressão contra a oposição ao presidente Bashar al Assad, que desde março passado já deixou mais de 5 mil mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação