Mundo

Fragmentos da sonda espacial russa caem no Pacífico

Agência France-Presse
postado em 15/01/2012 16:49
Moscou - Os fragmentos da sonda russa Fobos-Grunt caíram neste domingo no Oceano Pacífico, às 17H45 GMT (15H45 Brasília), informou a imprensa russa citando uma fonte do ministério da Defesa.

"Segundo nossos cálculos (...), a queda dos fragmentos da nave Fobos-Grunt ocorreu às 21H45 hora de Moscou (15H45 Brasília) no Oceano Pacífico", declarou o coronel Alexei Zolotujin, citado pela agência Interfax.

A queda da sonda foi precedida por uma série de informações contraditórias por parte da agência espacial russa Roscosmos, que primeiro previu o impacto no Oceano Índico, depois em Madagascar, em seguida no Atlântico, Argentina e finalmente na costa chilena, no Pacífico.

A sonda espacial, de 165 milhões de dólares, foi colocada em órbita no dia 9 de novembro, para explorar Phobos, uma das luas de Marte, mas fracassou em sua tentativa de superar a gravidade terrestre, e desde então sua órbita caía lentamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação