Mundo

Huntsman desiste da corrida à Casa Branca e beneficia Romney

Renata Tranches
postado em 17/01/2012 08:00
Jon Huntsman com a mulher, Mary: união para derrotar Obama
O Partido Republicano ficou pequeno demais para dois moderados. Jon Huntsman anunciou ontem sua desistência da corrida à Casa Branca e o apoio a Mitt Romney, com quem dividia o mesmo eleitorado. Com isso, Huntsman garantiu ao ex-governador de Massachusetts uma importante conquista, logo no início de uma semana decisiva para sua campanha. Além de liderar com folga as pesquisas de intenção de voto, Romney tem agora, no mínimo, um oponente a menos para atacá-lo e para disputar com ele a primária na Carolina do Sul, a qual os cientistas políticos norte-americanos consultados pelo Correio consideram crucial para firmar seu nome na disputa. No mesmo dia, uma pesquisa de intenção de voto da CNN/ORC International mostrou um eventual empate técnico entre Romney e o presidente Barack Obama, dando mais força à possível candidatura do republicano.

Ao justificar sua desistência, em um pronunciamento ontem, Jon Huntsman disse que a disputa entre os pré-candidatos republicanos se transformou em uma sequência de ;ataques negativos e pessoais; e de ;campanhas tóxicas contra Romney;, em referência ao favorito e líder nas pesquisas. Ele alertou que esta ;é a campanha mais importante de nossas vidas;. Huntsman é ex-governador do estado de Utah e foi embaixador na China do governo de Barack Obama, em 2009. O ex-candidato vinha acumulando resultados fracos, tanto nas primárias inicias como nas pesquisas de intenção de voto.

Além de um perfil mais moderado, Huntsman compartilha com Romney o fato de ser mórmon. ;Acredito que é o momento para nosso partido se unir em apoio ao melhor candidato para derrotar Barack Obama. E acredito que esse candidato é Mitt Romney;, declarou Huntsman. Na avaliação do professor de ciências políticas da Universidade de Utah (Salt Lake City) Matthew Burbank (leia o Três Perguntas Para), a atitude de Huntsman ajudará a reforçar a percepção de que Romney será o candidato a ser nomeado pelos republicanos. ;Além disso, entre aqueles que apoiavam Huntsman, com certeza haverá uma migração para Romney. Os dois candidatos têm perfis muito similares;, afirmou.

Steffen Schmidt, cientista político da Universidade Estadual de Iowa, avalia que o peso desse apoio não será tão perceptível nas próximas primárias da Carolina do Sul e da Flórida, por se tratarem de estados com eleitores mais conservadores. Mas fará muita diferença em uma disputa com o presidente Obama. ;Se Romney se tornar o candidato, esse endosso o ajudará nas eleições gerais;, disse.

A pesquisa divulgada pela CNN/ORC Internacional mostrou Romney ;empatado; com Obama em uma disputa nacional. Segundo a sondagem, o presidente dos Estados Unidos ;mostra sinais de fraqueza na economia;. Os números garantem que se as eleições fossem hoje, 48% dos eleitores votariam em Romney, enquanto 47% em Obama. Eles também indicam que em uma disputa com outro pré-candidato republicano ; o congressista do Texas Ron Paul ;, o líder norte-americano teria uma diferença de apenas dois pontos porcentuais. Enquanto Obama aparece com 48%, Paul teria 46%.


Três perguntas para - Matthew Burbank

Professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Utah

Jon Huntsman poderia ser considerado um nome importante no Partido Republicano para atrair os eleitores independentes?
Entre os candidatos republicanos, os únicos a terem algum apelo entre os eleitores independentes nas eleições gerais eram Mitt Romney e Jon Huntsman. Virtualmente, os outros candidatos são simplesmente conservadores demais em suas posições ou radicais em suas condutas para atrair seriamente esse eleitorado.

Esses eleitores poderão transferir o apoio para Mitt Romney?
Se Romney conquistar a nomeação do Partido Republicano, ele terá de competir com o presidente Barack Obama exatamente por esses votos independentes nas eleições gerais.

Romney empolga mais seu partido hoje?
Mitt Romney talvez não tenha muitos entusiastas entre a ala mais conservadora republicana. Mas se os eleitores do partido tiverem de escolher entre ele e Obama, é claro que o apoio irá para o ex-governador de Massachusetts.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação