Mundo

Gravação confirma que capitão abandonou o navio durante o resgate

postado em 17/01/2012 17:48

Conversa entre a Guarda Costeira e o capitão do navio Costa Concórdia, Francesco Schettino, que naufragou no fim de semana na região da Toscana, mostra que Schettino deixou a embarcação antes de retirar todos os passageiros do navio.

Segundo informações do obtidas pelo jornal italiano Corriere della Sera, quando o navio encalhou em frente à costa da Ilha de Giglio, o comandante assegurava às autoridades portuárias que estava tudo bem e que o navio tinha sofrido um problema técnico.

A Capitania perguntou a Schettino quantas pessoas continuavam a bordo do navio. O comandante respondeu que permaneciam a bordo entre 200 a 300 pessoas. Contudo, a capitania suspeitou da resposta e perguntou se ele ainda estava no navio. Schettino respondeu que o navio estava inclinado e que já havia deixado o navio. A Capitania ordenou que ele voltasse a bordo. O capitão teria tentado mudar sua versão inicial e disse aos responsáveis pela capitania ainda estar no navio, mas a capitania não acreditou na versão.

;Volte imediatamente a bordo, suba pelas escadas de emergência e coordene a evacuação. Deve comunicar quantas pessoas ainda estão a bordo: crianças, mulheres, passageiros, o número exato de cada grupo, é uma ordem, agora mando eu. Volte à proa e coordene o resgate porque existem mortos;, disse o responsável pela capitania.

Schettino havia dito que voltaria ao navio, mas não voltou. Testemunhas e a polícia disseram que o viram pegar um táxi em direção a um hotel.

O Ministério Público italiano pediu hoje a prorrogação do prazo de prisão de Schettino. O capitão foi interrogado hoje durante três horas e informou que era ele quem estava no camando do navio quando a embarcação bateu na rocha. Ele está preso desde sábado, quando foi acusado de homicídio múltiplo, naufrágio e abandono de navio. De acordo com o procurador Francesco Verusio, o depoimento do capitão não altera em nada as acusações já feitas.

Segundo o advogado do capitão, Bruno Leporatti, Schettino negou ter abandonado o navio e disse que salvou milhares de vidas.

Hoje, a guarda costeira italiana encontrou mais cinco corpos de vítimas do naufrágio do navio Costa Concórdia. Com esses, o número de mortos sobe para 11.

O navio Costa Concórdia levava mais de 4,2 mil passageiros, sendo 53 brasileiros. Mais de 20 pessoas estão desaparecidas, a maioria de origem alemã.

A empresa Costa Cruzeiros, proprietária do navio, acusou Schettino de fazer uma rota não autorizada, levando o navio a ficar mais próximo da costa do que deveria. Os passageiros que estavam no navio deram entrada em um processo judicial contra a empresa proprietária do navio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação