Mundo

Presidente uruguaio e Lula querem promover a integração latino-americana

postado em 17/01/2012 18:02
O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, disse nesta terça-feira (17/1) que está trabalhando com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na construção de um grupo de personalidades para promover a integração latino-americana. ;Estamos empenhados em formar um grupo de intelectuais e pensadores para dar corpo a uma doutrina para a integração;, ressaltou Mujica após almoçar com o ex-presidente em um hotel na zona sul da capital paulista.

Lula foi para o encontro logo após ser submetido a mais uma sessão de radioterapia (a décima) para tratamento de um câncer na laringe. Segundo a assessoria do ex-presidente, devido ao tratamento, ele tem sentido um incomodo na garganta, especialmente quando come.

Mujica, que está de férias e visitou o ex-presidente em caráter pessoal, disse que o amigo Lula está com a ;disposição; e ;alegria de viver de sempre;, gesticulando para indicar que o ex-presidente vai bem ;da cabeça; e ;do coração;.

De acordo com o presidente uruguaio, a política latino-americana foi o principal tema da conversa de quase três horas. ;Queríamos falar dessa política, de como ele [Lula] está vendo o mundo e os rumos da América;, disse. Mujica destacou que é preciso unir intelectuais da região para construir ;a matriz de uma política de integração;.

A partir dessa construção, que deverá ser elaborada com ajuda do grupo que ele e Lula pretendem anunciar no futuro, em evento no Uruguai. A ideia é conscientizar os povos latino-americanos sobre a importância dessa união. ;Os povos não se deram conta da importância concreta que tem o fenômeno da integração para suas vidas;. Segundo ele, as nações da região passaram 300 anos ;de costas; uns para os outros, ;olhando para a Europa;.

Ao falar especificamente sobre o Mercosul, Mojica fez uma avaliação positiva sobre o bloco. Para o presidente uruguaio, o Mercosul cresceu economicamente, mas ainda tem que superar algumas dificuldades institucionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação