Mundo

Capitão do Costa Concórdia é colocado em prisão domiciliar

Agência France-Presse
postado em 17/01/2012 19:29
Grosseto - O tribunal de Grosseto ordenou nesta terça-feira que Francesco Schettino, comandante do transatlântico "Costa Concordia", seja colocado em prisão domiciliar após o naufrágio do navio na sexta-feira diante da ilha italiana de Giglio, indicaram nesta terça-feira fontes da defesa. O acidente causou a morte de pelo menos onze pessoas.

O capitão, detido por ordem do Ministério Público de Grosseto (centro da Itália) ante a possibilidade de fuga, é acusado de homicídio culposo múltiplo, naufrágio e abandono da embarcação. Schettino foi interrogado durante três horas pela juíza para a instrução preliminar, que determinou a sua detenção.

Segundo a imprensa local, Schettino assegurou que estava no timão quando o navio se chocou contra uma rocha e que "não abandonou o navio, e sim caiu no mar devido a um solavanco da embarcação".

O promotor de Grosseto, Francesco Verusio, explicou à imprensa que a reconstituição do acidente pelo comandante não modifica as acusações.

Segundo o advogado de Schettino, seu cliente manteve a "lucidez" para realizar o que chamou de uma "manobra brilhante" do ponto de vista náutico, para aproximar o navio do litoral e "salvar diversas vidas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação