Mundo

Ministro israelense diz que país não tomou decisão de atacar o Irã

Agência France-Presse
postado em 18/01/2012 10:13
Jerusalém - O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, afirmou nesta quarta-feira (18) que uma eventual decisão de atacar o Irã está "muito longe", em declarações à rádio militar.

"Não há uma decisão de nossa parte, não há decisão em relação a uma data para tomar uma decisão, tudo isso está muito longe", declarou Barak em resposta a uma pergunta sobre um eventual ataque israelense contra as instalações nucleares iranianas.

Quando perguntado sobre o que interpretava por "longe", Barak recusou-se a dar previsões.

O ministro da Defesa também afirmou que o Irã ainda não decidiu passar para a fase de produção de armas nucleares.

"Os iranianos não puseram fim aos controles da Agência Internacional de Energia Atômica", acrescentou.

"Não o fazem porque sabem que isso seria uma nova prova do caráter militar de seu programa nuclear, e isso provocaria um endurecimento das sanções internacionais ou de outro tipo de ações contra seu país", ressaltou Barak.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia considerado na segunda-feira que as atuais sanções dos Estados Unidos e da União Europeia contra o Irã não eram suficientes para obrigar Teerã a deter seu programa nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação