Agência France-Presse
postado em 18/01/2012 19:16
BOGOTÁ - O colombiano Luis Fernando Otálvaro, conhecido como ;El Matemático;, acusado de introduzir cerca de 60 toneladas de cocaína nos Estados Unidos, foi detido no aeroporto da cidade de Medellín (noroeste), informou nesta quarta-feira a polícia colombiana.Otálvaro, de 57 anos, fazia parte de uma organização denominada ;Junta Diretora do Narcotráfico; liderada por Luis Agustín Caicedo ;Don Lucho;, atualmente detido nos Estados Unidos, informou a polícia em comunicado.
;El Matemático; é sócio de Daniel ;El Loco; Barrera, um dos narcotraficantes mais procurados da Colômbia, acrescentou o texto.
A captura foi feita no aeroporto Olaya Herrera de Medellín quando ;El Matemático; ia pegar um voo comercial para Cali (sudoeste).
Um tribunal de Nova York pediu a extradição de Otálvaro por suas ações em território norte-americano entre 2004 e 2007, com os carregamentos de droga dirigidos aos Estados Unidos transportados em lanchas rápidas, através do mar do Caribe. O lucro obtido - calculado em 24 milhões de dólares por tonelada - voltavam à Colômbia escondidos em contêineres comerciais, detalhou a polícia.