Agência France-Presse
postado em 19/01/2012 08:34
Cabul - Seis civis afegãos morreram nesta quinta-feira (19) em um atentado suicida na entrada do aeroporto internacional de Kandahar, capital desta província do sul do Afeganistão e bastião dos talibãs, indicou a polícia.Os talibãs reivindicaram o atentado, que ocorreu um dia após outros dois ataques perpetrados na província vizinha de Helmand, onde morreram 17 pessoas, incluindo um funcionário dos serviços de inteligência e quatro policiais.
"Seis pessoas morreram em um atentado suicida perto da entrada do aeroporto de Kandahar", indicou Abdul Razeq, chefe da polícia da cidade.
O alvo era um "veículo blindado das forças estrangeiras", assegurou um porta-voz dos talibãs, Qari Yusuf Ahmadi, que reivindicou imediatamente o ataque por telefone a partir de um local desconhecido.
O comandante do exército afegão no sul do Afeganistão, o general Hamid Wardak, declarou antes à AFP que três civis morreram em um ataque "contra as forças especiais estrangeiras na entrada do aeroporto internacional de Kandahar".
Um porta-voz da Otan indicou que não há vítimas estrangeiras no ataque.
Kandahar, principal cidade do sul afegão, era a capital do regime dos talibãs (1996-2001), derrubado no fim de 2001 por uma coalizão internacional liderada por Estados Unidos e que combate desde então o governo afegão e seus aliados da Otan.