Mundo

Gripe aviária mata jovem de 18 anos no Vietnã e menino de 2 no Camboja

Agência France-Presse
postado em 19/01/2012 08:47
Hanoi - Um vietnamita de 18 anos que morreu de gripe aviária há alguns dias é a primeira vítima da doença, neste país, desde abril de 2010, enquanto um menino de dois anos faleceu pelo mesmo motivo no Camboja, indicaram nesta quinta-feira as autoridades.

A China anunciou no fim de dezembro a primeira morte devido à gripe aviária em 18 meses no país, o que aumentou os temores sobre um ressurgimento da doença, que deixou mais de 300 mortos no mundo desde 2003.

No Vietnã, um jovem criador de patos do delta do Mekong, no sul do país, faleceu no dia 11 de janeiro depois de dar entrada em um hospital.

"Os resultados que demonstravam que tinha o vírus H5N1 chegaram no dia 17 de janeiro", indicou Le Hoang San, diretor-adjunto do Instituto Pasteur na cidade de Ho Chi Minh.

O Vietnã foi um dos países mais atingidos pelo H5N1 no sudeste da Ásia desde o fim de 2003, mas conseguiu controlar a epidemia em 2006. No total, registrou 59 mortes, das quais a última datava de abril de 2010, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já no Camboja um menino de dois anos, que teve comprovada a presença do vírus H5N1 após sua internação, no início de janeiro, morreu na quarta-feira em uma província do noroeste do país, indicou a OMS.

"O menino é a 19; pessoa infectada pelo vírus H5N1 no Camboja; até o momento, 17 destes casos morreram por complicações vinculadas à doença", disse a organização em seu site.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação