Agência France-Presse
postado em 19/01/2012 11:30
Dacca - O exército de Bangladesh assegurou nesta quinta-feira (19) ter frustrado um golpe de Estado contra o governo da primeira-ministra Sheikh Hasina planejado por oficiais classificados de "fanáticos religiosos"."Descobrimos um complô odioso para derrubar com o exército o governo democrático", declarou um porta-voz das forças armadas, o general Masud Razzaq, em um comunicado.
"A tentativa foi abortada com os esforços concertados dos soldados do exército", acrescentou, informando que o plano foi fomentado por cidadãos de Bangladesh expatriados em inteligência com "oficiais fanáticos religiosos".
Segundo o porta-voz, dois oficiais reformados, um deles coronel, foram presos por ligação com a tentativa de golpe. Um oficial na ativa, o comandante Syed Ziaul Haq, foi acusado de ser o "co-organizador".
O governo de Sheikh Hasina, em funções desde 2009, fez em junho reformas destinadas a reforçar o caráter laico da Constituição, embora o islã se mantenha como religião de Estado.
Vários partidos islamitas responderam organizando manifestações para protestar pela retirada da menção "a fé e a confiança absoluta em Alá" como pilar da Constituição.