Mundo

Liga Árabe deve pedir à ONU sanções contra o regime de Bashar al-Assad

Agência France-Presse
postado em 20/01/2012 08:35
Cairo - A organização de defesa de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) pediu nesta sexta-feira (20) à Liga Árabe que divulgue publicamente o informe de seus observadores na Síria e convocou o Conselho de Segurança da ONU a impor sanções a Damasco para deter a violência.

"A Liga Árabe deve tornar público todo o informe final de sua missão de observação na Síria", considera a HRW em uma carta aberta dirigida à Liga Árabe e aos ministros árabes das Relações Exteriores.

Por outro lado, a HRW convoca a instituição panárabe a "pedir ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que imponha sanções seletivas para pôr fim às incessantes matanças".

O chefe dos observadores na Síria, Mohamed Ahmed Mustafá al Dabi, apresentará no domingo à Liga Árabe no Cairo um informe que será utilizado para que esta organização decida o destino da missão.

Baseando-se em números de militantes sírios, a HRW afirma que 506 civis morreram e 490 pessoas foram detidas desde 26 de dezembro na Síria. Nesta data teve início a missão que tinha por objetivo verificar o respeito por parte do regime sírio de um protocolo estipulando o fim da violência, a retirada dos tanques das cidades e a livre circulação dos meios de comunicação estrangeiros.

"A Liga Árabe deve reconhecer publicamente que a Síria não respeitou o plano da Liga", insiste a HRW.

"A credibilidade da missão foi afetada desde seu início por sua falta de transparência e de independência", sustenta a HRW, lamentando sobretudo que não tenham sido facilitados os critérios de seleção dos observadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação