Mundo

Sarkozy estuda antecipar retirada de tropas francesas do Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 20/01/2012 09:09
Paris - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, estuda nesta sexta-feira (20) antecipar a retirada de suas tropas do Afeganistão e anunciou a suspensão das operações de treinamento, depois que um militar afegão matou quatro soldados franceses.

"As forças armadas francesas estão ao lado de seus aliados, mas não podemos aceitar que um soldado nosso seja morto ou ferido por nossos aliados. É inaceitável e eu não aceitarei isso", declarou Sarkozy, informando que o ministro da Defesa, Gerard Longuet, viajava "imediatamente" ao Afeganistão.

"Todas as operações do exército francês de formação e de ajuda ao combate ficam suspensas", afirmou o presidente em um discurso perante o corpo diplomático.

"Se não forem estabelecidas claramente as condições de segurança, então estudaremos a questão de uma retirada antecipada do exército francês", advertiu Sarkozy.

A Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) anunciou momentos antes a morte de quatro de seus soldados por disparos de um militar afegão e informou que o responsável pelo ataque foi detido.

[SAIBAMAIS]O ataque ocorreu às 08h local (01h30 de Brasília) no distrito de Tagab, na província de Kapisa", zona de mobilização das forças francesas, indicou uma fonte afegã.

"O suposto atacante foi detido", disse, por sua vez, a Isaf, que havia informado momentos antes do ataque, sem especificar a nacionalidade dos falecidos.

Desde o atentado, as tropas francesas proibiram o acesso à base de Tagab dos soldados afegãos, informaram outras fontes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação