Mundo

CNS pede transferência do caso da Síria ao Conselho de Segurança

Agência France-Presse
postado em 20/01/2012 11:32
Nicosia - O Conselho Nacional Sírio (CNS), o grupo mais importante da oposição, pediu nesta sexta-feira (20) que o caso sírio seja transferido ao Conselho de Segurança da ONU e que seja instaurada uma zona de exclusão aérea pra proteger os civis dos crimes do regime.

O chefe do NCS, Burhan Ghaliun, viaja nesta sexta-feira ao Cairo à frente de uma delegação com este objetivo.

Ghaliun "pedirá ao Secretário Geral da Liga Árabe (...) a transferência do caso (sírio) ao Conselho de Segurança para obter uma resolução que estipule a criação de uma zona tampão e de uma zona de exclusão aérea" na Síria, indicou o CNS em um comunicado.

A Liga Árabe enviou observadores à Síria, e o chefe desta missão, Mohamed Ahmed Mustafa al Dabi, apresentará no domingo no Cairo um informe com base no qual a organização decidirá o futuro da missão.

A delegação do CNS também solicitará que o informe "classifique os atos do regime de ;crimes de guerra; e de ;genocídio;", acrescenta o comunicado.

Desde março de 2011, o regime sírio enfrenta uma rebelião sem precedentes que está se transformando em uma insurreição armada, cuja repressão já custou a vida de mais de 5.400 pessoas, segundo a ONU. Os insurgentes mataram mais de 2 mil militares e policiais, de acordo com as autoridades sírias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação