Mundo

Hamas exige fim de reuniões com Israel após prisão de seus membros

Agência France-Presse
postado em 20/01/2012 14:35
Gaza - O movimento islâmico palestino Hamas pediu nesta sexta-feira (20) que o presidente Mahmoud Abbas interrompa suas reuniões com Israel, em resposta às prisões do chefe do Parlamento e depois de um de seus membros.

"A resposta para a prisão do doutor Aziz Dweik deve ser colocar fim às negociações absurdas e fracassadas (com Israel). Nenhum palestino deve dar a mão a seu inimigo ou a seu ocupante, que prende os símbolos da legitimidade e dos deputados", declarou o chefe do governo Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh.

Dweik, membro do Hamas, foi detido na quinta-feira em um posto de controle do exército israelense em Jabaa, entre Ramalah e Jerusalém, quando se dirigia a Hebrón, no sul da Cisjordânia.

"A reconciliação e a coordenação com o inimigo em matéria de segurança são incompatíveis", disse Haniyeh.

O exército israelense confirmou as duas prisões, dizendo nos dois casos que os detidos eram suspeitos de "envolvimento nas atividades de um grupo terrorista", referindo-se ao Hamas.

Nos dias 3, 9 e 15 de janeiro, a Jordânia abrigou encontros entre delegados israelenses e palestinos, os primeiros desde setembro de 2010, para examinar as possibilidades de retomar as negociações de paz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação