Mundo

Manifestantes pedem para que Argentina rompa relações com Londres

Agência France-Presse
postado em 20/01/2012 15:50
Buenos Aires - Uma centena de manifestantes de esquerda pediu nesta sexta-feira (20) que o governo argentino rompa relações diplomáticas com Londres em repúdio ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que qualificou o país sul-americano de "colonialista" na disputa pelas Ilhas Malvinas.

"Repudiamos as declarações de Cameron e o envio de tropas imperiais às Malvinas. O governo deve passar das palavras aos atos e romper agora mesmo as relações com o colonialismo britânico", disse à imprensa a líder de esquerda Vilma Ripoll durante o protesto realizado na frente da embaixada britânica em Buenos Aires.

Os manifestantes do grupo Movimento Sul, liderado pelo ex-deputado e cineasta Fernando Solanas, queimaram uma bandeira britânica a poucos metros da delegação diplomática da nação europeia, que ocupa as Malvinas desde 1833.

"Ingleses fora das Malvinas" e "Que o governo rompa relações já" foram algumas das frases que apareciam nos cartazes.

Reino Unido e Argentina estão imersos em uma nova escalada das tensões com a aproximação do 30; aniversário da guerra de 74 dias entre os dois países pela posse das ilhas a partir de 2 de abril de 1982, e que deixou um saldo de 649 argentinos e 255 britânicos mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação