Mundo

Sarkozy ameaça retirar tropas do Afeganistão após morte de soldados

Agência France-Presse
postado em 20/01/2012 17:52
PARIS - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, ameaçou nesta sexta-feira (20/1) retirar as tropas do Afeganistão e suspendeu as operações de treinamento depois que um soldado afegão matou quatro militares franceses, um mês depois do falecimento de outros dois em condições idênticas.

"As forças armadas francesas estão ao lado de seus aliados, mas não podemos aceitar que um soldado nosso seja morto ou ferido por nossos aliados", declarou Sarkozy depois da morte de quatro soldados, que se somaram a dois legionários franceses mortos há um mês também por disparos de um militar afegão que estava sendo formado.

"É inaceitável e não aceitarei", insistiu o presidente, que deve se reunir dentro de uma semana com o presidente afegão, Hamid Karzai, em Paris, para assinar um acordo de cooperação entre os dois países.

"Todas as operações do exército francês de formação e de ajuda ao combate ficam suspensas", afirmou o presidente em um discurso perante o corpo diplomático.

"Se não forem estabelecidas claramente as condições de segurança, então estudaremos a questão de uma retirada antecipada do exército francês", advertiu Sarkozy.

Em sua primeira reação, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, deu os pêsames à França. "É um dia muito triste para nossas tropas no Afeganistão e para o povo francês", declarou.

Um porta-voz do Pentágono disse que a decisão de retirar as tropas antecipadamente "só o governo francês pode tomar". "Cabe a eles determinar sua contribuição assim como modificá-la como (melhor) lhes pareça", disse o capitão da força naval americana John Kirby, destacando a formação do exército afegão é "crucial".

"Os franceses são grandes aliados e grandes amigos. Estamos muito agradecidos por sua contribuição com as operações da OTAN, particularmente no Afeganistão", acrescentou o porta-voz americano ao manifestar as condolências das Forças Armadas americanas às famílias dos soldados franceses mortos e feridos.

O ministro da Defesa francês Gerard Longuet, que deve viajar imediatamente ao Afeganistão, informou que outros oito soldados franceses foram feridos no tiroteio, um deles gravemente.

A Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) havia anunciado momentos antes a morte de quatro de seus soldados por disparos de um militar afegão e disse que o soldado local foi detido.

Por enquanto, o Exército francês não deu detalhes sobre o ocorrido.

O ataque ocorreu às 08H00 local (01H30 de Brasília) no distrito de Tagab, na província de Kapisa", zona de mobilização das forças francesas, indicou a fonte afegã.

"O suposto atacante foi detido", disse, por sua vez, a Isaf, que havia informado momentos antes do ataque, sem esclarecer a nacionalidade dos falecidos.

Depois do tiroteio, as tropas francesas proibiram o acesso da base de Tagab aos soldados afegãos, informaram outras fontes.

No dia 29 de dezembro, um soldado afegão já havia matado dois legionários franceses que trabalhavam em sua formação na província de Kapisa, a nordeste de Cabul, uma região infiltrada pela rebelião dos talibãs.

Os quatro mortos de hoje elevam a 82 o número de militares franceses que morreram no Afeganistão desde o início da mobilização de uma força internacional, no fim de 2001.

A França tem atualmente 3.600 soldados mobilizados no Afeganistão, depois que 400 foram retirados no mês de outubro. No total, 130 mil militares estrangeiros, majoritariamente americanos, encontram-se atualmente neste país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação