Mundo

Obama fará da economia o centro de seu discurso sobre Estado da União

Agência France-Presse
postado em 21/01/2012 19:49
WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, aproveitará na terça-feira seu discurso no Congresso sobre o Estado da União para expor seus projetos econômicos, que, segundo espera, beneficiará "todos e não apenas um grupo de privilegiados".

Em um vídeo divulgado neste sábado no site sua campanha, o mandatário explica que seu tradicional discurso será articulado em torno da economia, tema central de sua campanha para a eleição presidencial de 6 de novembro, na qual enfrentará o vencedor das primárias que estão sendo realizadas atualmente no Partido Republicano.

"Para a classe média, e também para todos aqueles que pretendem ter acesso a ela, estamos em uma fase na qual jogamos tudo", declara Obama neste vídeo, disponível no site www.barackobama.com.

"Podemos seguir em duas direções. A primeira gera menores possibilidades e menos igualdade. A segunda nos leva a chegar até onde creio que temos que ir para construir uma economia que funcione para todos e não apenas para um grupo de privilegiados", destacou o chefe de Estado.

Obama pretende construir um país no qual "cada um tenha sua oportunidade, contribua com seu grão de areia e respeite as regras do jogo", disse, referindo-se implicitamente ao pré-candidato republicano Mitt Romney, cuja fortuna pessoal e práticas empresariais foram alvo de críticas nos últimos dias.

Os adversários republicanos de Obama querem transformar a eleição de 6 de novembro em um referendo sobre o estado da economia nacional, no momento em que seu relançamento encontra dificuldades para se traduzir em benefícios para a população e o desemprego atinge 8,6%.

O discurso sobre o Estado da União, normalmente pronunciado no começo de cada ano diante de deputados e senadores, é uma das mais poderosas armas políticas à disposição do Poder Executivo nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação