Agência France-Presse
postado em 21/01/2012 19:57
COLUMBIA - "No início ia votar em Romney", disse Helen Selviger, que, por fim, votou em Newt Gingrich na primária republicana deste sábado na Carolina do Sul (sudeste), em uma mudança que ilustra o avanço deste conservador na corrida pela indicação à Casa Branca.Mesmo que o moderado multimilionário Romney seja o favorito de muitos republicanos deste estado, "falta a ele a energia de que precisamos agora", explicou Selviger, que foi votar com seu marido David na igreja batista Shandon de Gregg Park, bairro de Columbia, capital da Carolina do Sul.
Apesar de ter terminado votando em Gingrich, Selviger reconheceu que não gosta muito dele. "Mas ele tem a experiência e o caráter de líder necessários hoje em dia", ressaltou. Seu marido David concordou.
"Não conseguia me decidir até esta manhã", disse sorridente uma senhora de cerca de 70 anhos que votou neste sábado depois de uma campanha agressiva neste bastião do sul dos Estados Unidos, que reanimou o campo de Gingrich a ponto de fazer com que este superasse Romney nas pesquisas.
Mas em Gregg Park, onde vive a classe média, Romney ainda mantém seguidores.
"Eu votei em Mitt Romney, acho que é o melhor candidato para enfrentar Barack Obama na eleição presidencial de 6 de novembro", afirmou David Traylor, minutos depois de ter votado.
"Ele tem bons antecedentes como administrador de empresas, e acredito que pode seduzir um número maior de eleitores para as eleições", explicou.
Romney, um ex-empresário e ex-governador de Massachusetts, havia conseguido quase 20 pontos de vantagem sobre seus adversários até a disparada do fenômeno Gingrich, depois de uma dura campanha entre os dois principais rivais e os outros dois pré-candidatos, o cristão ultraconservador Rick Santorum e o congressista Ron Paul.
Na imensa entrada da igreja Shandon, os eleitores -que não precisavam ser membros do Partido Republicano para participar desta consulta- assinaram um registro de comparecimento antes de votar em urnas eletrônicas.
Byron Rader também optou por Gingrich. Mas a escolha entre o ex-presidente da Câmara dos Representantes e Romney "foi muito difícil", indicou. "Acho que Newt Gingrich é mais inteligente", disse.
A consulta, que começou às 07h00 locais (10h00 de Brasília), está prevista para terminar às 19h00 (22h00 de Brasília) e, segundo o Partido Republicano local, deve levar às urnas cerca de 450.000 eleitores.
Uma vitória de Gingrich na Carolina do Sul poderá mudar os rumos da corrida republicana, que até agora parecia praticamente definida em favor de Romney depois de sua vitória em New Hampshire (leste) e de sua curta desvantagem para Rick Santorum no Iowa (centro).
O processo das primárias continuará estado por estado até o próximo verão no hemisfério norte. O vencedor enfrentará o atual presidente democrata Barack Obama, que tenta a reeleição em 6 de novembro.