Agência France-Presse
postado em 23/01/2012 13:30
Trípoli - Quatro membros das forças líbias morreram nesta segunda-feira e 20 ficaram feridos em um ataque de ex-combatentes leais a Muamar Kadafi em Bani Walid, sudoeste de Trípoli, indicou à AFP um porta-voz do conselho local da cidade, Mahmud el Werfelli.Segundo Werfelli, simpatizantes de Kadafi estão atacando uma base das forças de segurança em Bani Walid, ex-bastião do líder líbio Muamar Kadafi situado 170 km a sudoeste de Trípoli, afirmou à AFP M;Barek al-Fotmani, um oficial local que antes era membro do Conselho Nacional de Transição líbio, que está dentro da base cercada. "A Brigada 28 de Maio, a maior de Bani Walid e única ligada ao Ministério da Defesa, está cercada por todos os lados por fiéis a Kadafi que agitam bandeiras verdes e utilizam vários tipos de armas", declarou M;Barek al-Fotmani, .
Al-Werfelli confirmou que membros do antigo regime estão atacando os ex-rebeldes da cidade. "São cerca de 100 a 150 e têm armas pesadas", indicou. "Pedimos a intervenção do Exército, mas o Ministério da Defesa e o Conselho Nacional de Transição nos traiu, nos deixaram encurralados. Há dois meses pedimos que encontrem uma solução", acusou.
Bani Walid foi um dos últimos bastiões de Muamar Kadafi a cair após a guerra civil que começou depois do levante popular chamado de "17 de Fevereiro". Alguns de seus moradores mantêm sua simpatia pelo antigo regime.