Agência France-Presse
postado em 24/01/2012 20:03
Assunção - Uma Comissão Permanente do Congresso do Paraguai está disposta a intervir para evitar confrontos entre camponenses paraguaios, que exigem a posse de terras não legalizadas e fazendeiros, nas zonas de fronteira com o Brasil, anunciou nesta terça-feira (24) o presidente do organismo, o senador liberal radical Efraín Alegre.O anúncio de Efraín Alegre foi feito depois de uma reunião com pequenos proprietários e agricultores que denunciam ameaças de invasão, na província do Alto Paraná, na fronteira sudeste com o Brasil, a 400 quilômetros de Assunção.
O senador advertiu para o "perigo de mais violência", explicando que a comissão vai se reunir com as autoridades de segurança interna para pedir a aprovação de medidas que possam evitar os enfrentamentos.
Os camponeses da ;Liga Nacional de Carperos;, pedem o confisco e a entrega a eles de numerosas propriedades sem documentação legal.
Os "carperos" reclamam 160 mil hectares explorados pelo colono brasileiro Tranquilo Favero, situados entre as localidades de Ñacunday e Santa Rosa del Monday, na fronteira com o Brasil.